quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

QUIMIOTERAPIA VERMELHA

O que é a quimioterapia?

Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.

Como é administrada a quimioterapia?

O tratamento é administrado por enfermeiros especializados e auxiliares de enfermagem, podendo ser feito das seguintes maneiras:
  • Via oral (pela boca): o paciente ingere pela boca o medicamento na forma de comprimidos, cápsulas e líquidos. Pode ser feito em casa.
  • Intravenosa (pela veia): a medicação é aplicada diretamente na veia ou por meio de cateter (um tubo fino colocado na veia), na forma de injeções ou dentro do soro.
  • Intramuscular (pelo músculo): a medicação é aplicada por meio de injeções no músculo.
  • Subcutânea (pela pele): a medicação é aplicada por injeções, por baixo da pele.
  •  Intracraneal (pela espinha dorsal): menos freqüente, podendo ser aplicada no líquor (líquido da espinha), pelo próprio médico ou no centro cirúrgico.
  • Tópico (sobre a pele ou mucosa): o medicamento (líquido ou pomada) é aplicado na região afetada.

O que é a quimioterapia vermelha?

A "quimioterapia vermelha" é um termo utilizado por pacientes, enfermeiros e entendido pelos médicos em referência a quimioterápicos da classe das antraciclinas, cujos principais medicamentos são a Doxorrubicina e Epirrubicina. O tratamento leva esse nome pois os medicamentos ganham coloração avermelhada após sua diluição e devido aos seus efeitos colaterais frequentes e temidos, principalmente a queda de cabelo.

Os medicamentos da classe dos antraciclicos (quimioterapia vermelha) estão indicados para diferentes tipos de tumores como: câncer de mama, câncer de estomago, câncer de bexiga, câncer de ovário, sarcomas, carcinoma tímico, leucemias e linfomas.
Os antraciclicos são contra indicados em pacientes com doenças cardíacas graves como insuficiência cardíaca grave, infarto agudo do miocárdio recente e arritmias graves ou insuficiência hepática grave.
Os principais efeitos colaterais da quimioterapia vermelha são: Alopecia (queda de pelos e cabelos), náuseas e vômitos, aftas e inflamação na região da boca, diminuição das células do sangue: anemia, queda no numero de glóbulos brancos e de plaquetas e mais raramente insuficiência cardíaca.

A vida é boa o tempo todo, graças a Deus.

3 comentários:

  1. E chegou o dia, hoje iniciaremos o tratamento. Dará tudo certo pois estamos em sintonia com o bem e o amor. Cercados de carinho, amor, boas energias e com muita fé em Deus. Além da assistência dos nossos anjos guardiões e amigos espirituais nos intuindo e protegendo o tempo todo.Sairemos vencedores e fortificados dessa prova.Deus te abençoe e Maria te cubra com seu manto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém mamãe! A primeira já foi, agora só faltam 15... logo passa e aí eu vou tocar o sino da clínica, igual um paciente fez hoje.

      Excluir
  2. Logo, logo, passa rápido. Isso contagem regressiva.💐🌹

    ResponderExcluir