Quais são os possíveis efeitos colaterais da quimioterapia?
* Fraqueza: evitar esforço excessivo e aumentar as horas de descanso, nos primeiros dias após a sessão de quimioterapia vermelha, nos demais dias a atividade física é altamente recomendada.
* Diarreia: além dos medicamentos próprios que serão recomendados pelo médico, a ingestão de líquidos e de alimentos como arroz, queijo, ovos cozidos, purês e banana podem ajudar.
* Perda ou aumento de peso: consultar um nutricionista pode ser a melhor opção.
* Feridas na boca: já falamos em outro post a respeito da saúde bucal durante o tratamento quimioterápico. Ingerir alimentos pastosos (sopas, caldos) e alimentos gelados (sorvete, suco, gelatina) podem ajudar.
* Queda de cabelos e outros pelos do corpo: para melhorar o visual podem ser utilizados perucas, lenços (que já estou treinando) e outros acessórios.
* Enjoo: comer em pequenas quantidades e com mais frequência pode ajudar. Outras coisas que podem ajudar são: água gelada com limão, bebidas com gás e sorvete.
* Vômitos: evitar alimentos com muito tempero ou muito gordurosos.
É necessário mudar a rotina?
Não. Pode-se manter as atividades normais.
* Sono: é importante dormir bem e repousar, principalmente após receber a aplicação.
* Bebidas alcoólicas: são permitidas, desde que ingeridas em pequenas quantidades. É proibido tomar bebidas alcoólicas poucos dias antes e poucos dias após receber a aplicação.
* Menstruação: podem ocorrer algumas alterações no ciclo menstrual, após o término do tratamento o ciclo menstrual retorna ao normal.
* Atividades sexuais: a quimioterapia não interfere nem prejudica as relações sexuais. A gravidez deve ser evitada durante o tratamento.
Existem cuidados especiais?
* Evitar retirar as cutículas e cuidado ao cortar as unhas.
* Passar hidratante que não contenha álcool.
* Não usar desodorantes que contenham álcool.
* Não fazer uso de química nos cabelos
Fonte: INCA e dr. Luiz Flávio
A vida é boa o tempo todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário