segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

O SEGUNDO NÓDULO NA MAMA

Em 10 de dezembro de 2019, fazendo o autoexame durante o banho, encontrei um nódulo da mama esquerda. Ao sair do banho, parei em frente ao espelho e comecei a observar melhor as mamas. Quando levantei os braços percebi uma diferença entre as mamas, uma estava mais caída e havia um pequeno afundamento na parte de baixo. Logo percebi que não era parecido com o primeiro e, sabendo quais são os sintomas do câncer de mama, algo estava errado. Muito errado. Fui dormir em meio a lágrimas.

No outro dia, assim que acordei, liguei no Hospital Luxemburgo, especializado em oncologia, e marquei uma consulta com um mastologista. Avisei ao Mauro e mais duas amigas, Érika e Grazielle. Dois dias após a descoberta do nódulo no autoexame eu estava diante do Dr. Wagner Antônio Paz. Um amor de pessoa! Calmo, dedicado, experiente, empático...

Ele me examinou calmamente e pediu um ultrassom e uma mamografia para analisar melhor o nódulo. Fiz os dois exames o mais rápido possível e menos de dez dias depois eu estava de volta ao consultório. Dentro de mim já havia a certeza do câncer de mama. E a reação dos profissionais do laboratório ao examinarem o nódulo havia me dado ainda mais certeza.



Dr. Wagner analisou cada exame calmamente, com lupa! Fez várias e várias anotações... ele não levou muito tempo, mas pra minha ansiedade aquilo durou um século! Sempre calmo, ele explicou que tudo indicava que seria um tumor e me pediu uma ressonância magnética e a core-biopsy. No fim da consulta ele disse: pode ficar calma, não precisa correr... o nódulo é pequeno, vai ficar tudo bem. O olhar dele conseguiu me acalmar. 

Marquei a RM e a Core com os ótimos profissionais que o médico me indicou. Demorou um pouco para conseguir e os resultados só saíram após o Natal (28/12) e Ano Novo (03/01). Após a realização da Core, eu estava na sala de recuperação com gelo no local e a enfermeira me chamou novamente, dizendo que a médica precisava ver mais alguma coisa. 

Entrei na sala de exames e deitei na maca, a médica veio e disse que a RM (que eu tinha feito na semana anterior) tinha encontrado algo que não estava na ultrassom e na mamografia. A ressonância tinha encontrado um TERCEIRO NÓDULO! Na hora meu mundo caiu e o medo voltou. Lá estava ele, na tela do computador!

Sabendo que o resultado sairia dia 03 de janeiro, logo já marquei o retorno com o dr. Wagner para o outro dia cedo. Calmo como sempre, ele analisou todos os resultados... é, é mesmo um tumor... vamos ter que tratar e logo tudo ficará bem.

Ele pediu a core-biopsy dos dois outros nódulos: o antigo de 2003 e o que a ressonância encontrou. O tratamento deve ser iniciado após o resultado desses exames, provavelmente no início de fevereiro. Vamos começar com a quimioterapia. E vou contanto tudo por aqui. Pra mim, escrever é uma ótima maneira de desabafar... compartilhar... e, quem sabe minha experiência não sirva de alerta ou até mesmo de conforto para algumas mulheres?

Estou confiante e enfrentando de cabeça erguida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário