Durante minhas pesquisas no sr Google, li muitas coisas a respeito dos cuidados com a saúde bucal durante o tratamento de câncer. Geralmente já faço limpeza semestral, como já estava na época resolvi marcar uma consulta pra fazer a limpeza e tirar as dúvidas.
A dentista que me atende é ótima, super cuidadosa e gentil. Para quem quiser a indicação: Dra Luiza do Núcleo Odontológico Nova Suíça, em Belo Horizonte.
Fizemos a limpeza e ela me indicou o uso da escova dental "slim soft black" da Colgate, uma pasta de dentes gengiva saudável e o uso de enxaguante bucal sem álcool (além do fio dental, claro!).
Segundo pesquisas é indispensável que você fique atento e pratique sempre as noções de higiene bucal que seu caso exigir. Esta é a primeira regra básica. É interessante lembrar que mais de 800 espécies de bactérias, vírus e fungos, em números assustadores, superiores a dez dígitos, convivem em equilíbrio homeostásico, mantendo a boca saudável. Os tratamentos com drogas sistémicas, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou, esquemas combinados, alteram a imunidade individual rompendo a estabilidade original, homeostase, levando a afecções bucais importantes. Os agentes antineoplásicos paralisam o crescimento e matam tanto células em atividade mitótica ou em crescimento. As glândulas salivares são sensíveis à ação tóxica das drogas, alteram a qualidade e quantidade de saliva xerostomia, acúmulo de placa bacteriana, aumento da acidez bucal, favorecendo a desmineralização dental e agressão da mucosa oral. Fica claro que a higiene bucal e manutenção da saúde oral são prioritárias para evitar manifestações bucais desagradáveis. Está contraindicado para paciente em uso ou que tenham usado drogas antirreabsortivas (Arédia, Zometa), procedimentos invasivos (extração dental, cirurgia oral maior, implantes dentários).
Cuide-se! Ame-se! A vida é boa o tempo todo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário