sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Eu e o Câncer

Nesse Outubro Rosa eu decidi trazer umas verdades nuas e cruas... 

Qual a verdadeira face do câncer de mama? O que podemos realmente esperar disso tudo?

Pra iniciar essa conversa, aqui vai um vídeo contando um pouco da minha história com o câncer.



Deus é bom o tempo todo.


Câncer: o sentido da vida

 Olá! Hoje eu compartilho aqui uma Live (13/10/2020) que fui convidada a fazer com a Malu, do Pérolas de Minas falando sobre o sentido da vida. O Pérolas de Minas é um grupo muito sério que ajuda muitas mulheres que estão passando pelo tratamento de câncer de mama. Vale a pena conhecer o trabalho delas e ajudar no que for possível.




segunda-feira, 23 de março de 2020

O CANABIDIOL

No fim do ano passado eu recebi uma mensagem muito legal no whatsapp (obrigada Nice) falando sobre o uso do canabidiol e seus benefícios. Imediatamente eu resolvi pesquisar e o que encontrei foi muito promissor. Me animei e pesquisei médicos em Belo Horizonte que indicavam o uso. Resolvi marcar uma consulta e em três dias lá estava eu no consultório do Dr Leandro.

Gente, eu preciso falar com vocês o quanto Deus é bom. Desde o início (dezembro/2018) eu só encontrei pessoas maravilhosas no meu caminho!

Enfim, numa longa consulta em que ele analisou todos os meus exames e me mostrou estudos e resultados, saí de lá feliz e confiante. Ah, ele explicou passo a passo como conseguir a autorização para que tudo fosse feito de maneira legal.



O canabidiol ajuda em vários casos, entre eles: imunologia, psiquiatria, oncologia e neurologia. No câncer,  tanto CBD quanto THC têm apresentado resultados muito interessantes, e até surpreendentes, no sentido de impedir a progressão e promover a redução da massa tumoral em câncer de mama, pulmão, próstata, cólon, glioblastomas dentre outros.

Eu iniciei o uso do canabidiol há quase dois meses. E o que mudou de lá pra cá? Bem, desde então eu não tenho mais as terríveis enxaquecas que vinham a cada quimioterapia, estou mais relaxada e dormindo melhor.

Me associei à AMA+ME - Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal. Eles enviam o canabidiol para nossa casa. 

Aqui você encontra mais informações sobre o uso do canabidiol: AMA+ME

A vida é boa! Deus é bom o tempo todo.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

A OTOTOXICIDADE

Como já contei aqui, comecei o novo esquema de quimio: cisplatina + gencitabina. Funciona da seguinte maneira: 

* Uma quimio longa: cisplatina + gencitabina
* Uma quimio curta: gencitabina (uma semana após a quimio longa)
* 15 dias de folga :D

Apenas dois dias após o primeiro ciclo com aplicação da cisplatina, comecei a ter um forte e agudo zumbido no ouvido esquerdo. Várias vezes durante o dia e sempre que me deitava.

Na sala de espera do médico, na primeira consulta pós quimio, em conversa com minha mãe, ela pensou que pudesse ser labirintite. Já no consultório a médica fez várias perguntas e uma delas foi se eu sentia zumbidos. Pronto! Era efeito colateral da cisplatina. Ela decidiu suspender imediatamente o uso dessa medicação e me encaminhou para o otorrino.

Mas afinal, por que?

A cisplatina pode apresentar ototoxicidade! Perguntamos ao sr. Google: Ototoxicidade é a propriedade tóxica que algumas substâncias apresentam para o ouvido (oto-), especificamente para a cóclea ou nervo auditivo, e, às vezes, para o sistema vestibular, como, por exemplo, o efeito colateral de um medicamento. Os efeitos da ototoxicidade podem ser reversíveis e temporários, ou permanentes e irreversíveis.



Na administração de cisplatina a ototoxicidade foi observada em até 31% dos pacientes tratados com uma dose única e é manifestada por zumbido e/ou perda auditiva na faixa de alta frequência (4.000 a 8.000 Hz). Às vezes pode ocorrer uma diminuição na capacidade auditiva para tons de uma conversação normal.

Bom, o otorrino solicitou todos os exames possíveis e está tudo bem. Não houve alteração da audição! 

O zumbido? O zumbido continua, não tão frequente... pelo menos uma vez ao dia. A novidade é que agora o ouvido direito também apresenta zumbido.

Mas o que importa mesmo é que Deus é bom o tempo todo.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

A METÁSTASE

Olás! Muito tempo sem escrever aqui, andei meio preguiçosa nos últimos tempos. Confesso que estava com saudades!

Hoje eu vou falar sobre as metástases e sobre o que tudo isso significa. Nos últimos exames descobrimos metástases no osso esterno e nos linfonodos do mediastino. Para quem não sabe, o osso esterno é aquele que fica no meio do peito e o mediastino é a área entre os pulmões. Mas afinal, o que isso quer dizer? Quer dizer que o câncer de mama se tornou metastático.

O câncer de mama metastático é um tumor maligno localizado em outras partes do corpo (normalmente nos ossos, pulmões, fígado e cérebro, nesta ordem) que apareceu inicialmente nos tecidos mamários, mas se espalhou.

Mas e aí?

Embora o câncer de mama metastático não tenha cura, pode ser tratado. O tratamento com quimioterapia pode controlar o crescimento do tumor e aumentar a sobrevida. 

Vamos pensar assim: é como se fosse diabetes ou pressão alta... tem que fazer o tratamento direitinho pelo resto da vida. Seja quanto tempo for.

Comecei o novo tratamento com a combinação de duas quimioterapias no fim de novembro: a cisplatina e a gencitabina. Já mudou o medicamento, mas essa explicação fica pra próxima vez.

O fato é que vou fazendo essa quimioterapia enquanto ela estiver funcionando bem. Vamos acompanhando com exames e trocaremos a medicação de tempos em tempos conforme a necessidade.


Quem estiver interessado: O Dr Drauzio Varella tem uma série chamada "POR MAIS TEMPO", que fala sobre o câncer de mama metastático. 

No mais, Deus é bom o tempo todo.

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Catando cavaco

A vida é um eterno catar cavaco. Essa é minha conclusão mais recente. Não estou dizendo que ela não é boa, continuo gostando da vida. Mas é um tal de tropeçar e sair catando cavaco, haja fôlego! É assim: a vida tá boa, serena e quando você pisca tá tudo de cabeça pra baixo. 

Eu venho enfrentando o câncer da melhor forma que posso, do jeito que sei enfrentar as intemperies da vida: batendo de frente e com a cabeça erguida. Tomei as mais fortes quimioterapias. O médico sempre preocupado, tá tudo bem! Minha resposta sempre a mesma: tá sim, pode bater forte no câncer que eu aguento. Acontece meus amigos, que o câncer também é forte. E lá está ele me incomodando de novo!

Fiz novos exames, apenas dois meses depois da cirurgia, depois de ter tomado 15 sessões de quimioterapia venosa e 196 comprimidos em dois ciclos de quimioterapia oral e lá está ele. Insistindo. Deve ser brasileiro, só pode! Não desistiu. Mas não tem problema, mal sabe ele que também sou brasileira e pior, ariana. Lá vamos nós, colocar de novo a armadura e tomar porrada. Porque pra matar esse bicho, só tomando porrada e morrendo um pouco também. Se tem que ser assim, que seja, vamos pra briga! To pronta!

Tenho metástase no osso esterno e no mediastino. Logo isso vai sumir, se Deus quiser. 

A vida é boa o tempo todo. Orem por mim e por minha família. 

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

A VIDA E A MORTE

Existem várias frases e textos por aí que falam sobre a vida e a morte que são consideradas clichê, mas são grandes verdades. Uma dessas frases é: a única certeza que temos na vida, é a morte. Verdade super verdadeira! Então eu não entendo muito como a morte pode ser considerada como um tabu. Assim como também não entendo muito bem como as pessoas compartilham frases e pensamentos lindos sobre a vida e não vivem!

Não quero generalizar, mas vou usar a palavra todos com frequência nesse texto. Com todos entendam como a maioria.

Todos se preocupam demais, se desgastam demais, esperam demais... e se esquecem do principal, que é viver. Quando digo viver, não é dar de louco e sair por aí fazendo tudo e mais um pouco de maneira irresponsável.

O que eu quero dizer com viver é aproveitar as pequenas alegrias e os pequenos momentos da vida e, valorizá-los mais do que se valoriza as partes ruins. A vida não é boa o tempo todo. Temos infinitos momentos de desespero e tristeza ao longo da vida, mas também temos infinitos momentos deliciosos... certamente mais do que os ruins.

Cada abraço, cada sorriso, cada dia é uma nova oportunidade de ser feliz. Se sentir feliz é essencial para a vida! Eu, Alê, sou uma pessoa muito feliz, com momentos de tristeza. É isso que torna a vida boa. 

Nós temos que aprender a dar valor aos pequenos momentos da vida. Eu tenho gravado na minha memória cada eu te amo que meus filhos disseram. Cada gargalhada que me fez perder o folego e doer a barriga. Cada abraço e colo que recebi dos meus pais. Cada vai dar tudo certo que ouvi de cada amigo e familiar. Cada gesto de carinho que recebi ao longo da vida. Sou muito grata por tudo isso.

Eu já vivi muitos e muitos momentos ruins na minha vida... foi cada rasteira de dar nó na cabeça. Passei por um longo período depressivo. Tive meus momentos de odiar a vida. Até que um dia eu entendi tudo, joguei todo o lixo fora. Perdoei. Me senti livre como nunca havia sentido antes! Aprendi a meditar, pratico ho'oponopono... e AMO viver. Agradeço muito por ter mudado minha percepção da vida e minha maneira de viver antes de ficar doente. Acho que isso me ajudou muito! Acho não, tenho certeza!

Desde que descobri a doença, poucos foram os momentos em que tive medo da morte. Claro que não quero morrer, quero continuar vivendo... mas a morte não me assusta da maneira que assusta a maioria das pessoas. A verdade é que estamos todos numa imensa fila invisível, esperando ela chegar, mas não sabemos em que lugar da fila estamos, não sabemos quanto tempo temos. E é por isso que todos tem que aprender a viver verdadeiramente com urgência!

Aproveite o ar puro, quanto tempo tem que você não vai à um parque ecológico? Sinta o vento, o cheirinho da chuva, beba mais água (sim, é uma delícia), ria, assista filmes, leia livros, ouça música e não tenha vergonha de dançar, tome uns drinks de vez em quando, não saia sempre de carro (ande à pé, ande de bicicleta!), tenha mais contato com as pessoas (de verdade, não pelas redes sociais), ajude quem precisa (e não tenha medo de pedir ajuda também), dê a preferência para o apressadinho (ele ainda não sabe aproveitar a vida), demonstre carinho e sentimentos (isso não é vergonhoso), enfim, VIVA!

Vou terminar com uma frase de Chico Xavier: "Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, e que morra como quem soube viver direito."

Deus é bom o tempo todo.