Ao longo do tratamento o plano de cirurgia foi mudando, tudo dependia de como meu corpo ia reagir à quimioterapia. Quando descobri o câncer, tinha um tumor de 3 cm na mama esquerda e dois de 2 cm na axila esquerda. No início, se tudo desse certo, faria uma pequena cirurgia, tirando apenas um quadrante do seio esquerdo.
Após a quimioterapia vermelha, com doxorrubicina, os resultados foram bons. Os tumores da axila sumiram e o da mama diminuiu pela metade. O oncologista esperava que o da mama tivesse desaparecido também, mas fomos em frente. Confiantes.
Após a quimioterapia branca, com taxol e carboplatina, os resultados foram bem ruins. O tumor da mama tinha voltado ao tamanho inicial, um pouco da pele da mama e o mamilo haviam sido comprometidos e havia a ameaça do retorno da metástase na axila. Então, os planos de cirurgia mudaram um pouco. Na cirurgia eu tiraria a mama, o pedaço de pele comprometido e o mamilo. Mas já faria a cirurgia de reconstrução na mesma hora. Confesso que foi difícil ouvir isso, mas a parte da reconstrução me animou.
Hora de fazer os exames pré operatórios e marcar a cirurgia... Exames feitos e tudo ok! Hora do retorno à mastologista cirurgiã. Como disse, os exame pré cirúrgicos estavam ótimos, mas o exame clínico mudava novamente o plano de cirurgia. A médica, Dra Keyla, foi muito carinhosa ao me informar a mudança de planos. Foi tão cuidadosa que não caiu como uma bomba na minha cabeça. O que caiu como uma bomba em cima da minha ansiedade foi ela me entregar os papéis para internação dizendo que a data estava em branco, não havia uma data próxima disponível e ela tentaria me encaixar na data mais próxima que ela conseguisse.
Fui pra casa em desespero. Todos os médicos disseram que eu não poderia esperar mais que duas semanas para fazer a cirurgia e não tinha data próxima para me operar? Na hora eu pensei: esse negócio vai me matar!
Passado o susto e os pensamentos negativos. Levantei firme e forte novamente. Me concentrei em curtir minha família e meus amigos enquanto esperava. Até que na sexta-feira, dia 2 de agosto, a notícia chegou pelo WhatsApp. Minha cirurgia estava marcada para terça-feira, dia 6. Ufa! Que alívio!
Foram 5 horas e 20 minutos no bloco cirúrgico. Retirei a mama esquerda inteira, com pele e tudo, e fiz esvaziamento axilar. São mais ou menos 25 cm de cicatriz que, por hora, não está nem um pouco bonita. Quero dizer, a cicatrização está boa, melhor que o esperado. Esteticamente está bem feio. Não tenho muito movimento no braço, mas se passou apenas uma semana. Com exercícios, deve melhorar. Fiquei sete dias com o dreno, tirei ontem. E as coisas vão melhorando e logo tudo ficará bem.
Como não pude colocar a prótese, por falta de pele, coloquei um expansor de tecido que será insulflado de 15 em 15 dias até que tenha pele o suficiente para fazer a reconstrução. Espero que isso aconteça logo (ah essa minha ansiedade rsrs).
No mais, não tenho dor e estou sendo super mimada na casa da minha mãe. Espero que essa parte dure bastante!
Ainda estamos aguardando o resultado da nova biópsia para sabermos se houve alguma mudança e a respeito da metástase. Estou confiante de que tudo dará certo.
Deus é bom o tempo todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário