Olás! Muito tempo sem escrever aqui, andei meio preguiçosa nos últimos tempos. Confesso que estava com saudades!
Hoje eu vou falar sobre as metástases e sobre o que tudo isso significa. Nos últimos exames descobrimos metástases no osso esterno e nos linfonodos do mediastino. Para quem não sabe, o osso esterno é aquele que fica no meio do peito e o mediastino é a área entre os pulmões. Mas afinal, o que isso quer dizer? Quer dizer que o câncer de mama se tornou metastático.
O câncer de mama metastático é um tumor maligno localizado em outras partes do corpo (normalmente nos ossos, pulmões, fígado e cérebro, nesta ordem) que apareceu inicialmente nos tecidos mamários, mas se espalhou.
Mas e aí?
Embora o câncer de mama metastático não tenha cura, pode ser tratado. O tratamento com quimioterapia pode controlar o crescimento do tumor e aumentar a sobrevida.
Vamos pensar assim: é como se fosse diabetes ou pressão alta... tem que fazer o tratamento direitinho pelo resto da vida. Seja quanto tempo for.
Comecei o novo tratamento com a combinação de duas quimioterapias no fim de novembro: a cisplatina e a gencitabina. Já mudou o medicamento, mas essa explicação fica pra próxima vez.
O fato é que vou fazendo essa quimioterapia enquanto ela estiver funcionando bem. Vamos acompanhando com exames e trocaremos a medicação de tempos em tempos conforme a necessidade.
Quem estiver interessado: O Dr Drauzio Varella tem uma série chamada "POR MAIS TEMPO", que fala sobre o câncer de mama metastático.
No mais, Deus é bom o tempo todo.